data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
Talissa (esquerda) e Catrine trabalham no Centro de Referência
As primeiras doses da CoronaVac devem chegar em Santa Maria nesta terça-feira e, dependendo do horário, a previsão da prefeitura é que a campanha de vacinação contra a Covid-19 comece no mesmo dia. Para marcar o início da imunização, um ato simbólico será realizado no Centro de Referência Municipal da Covid-19 e vacinará as duas primeiras pessoas: a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, e a enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, ambas servidoras públicas que atuam na linha de frente no combate à pandemia.
Ambulatório para tratar sequelas da Covid começa a funcionar nesta terça
Natural de Santiago, Catrine vive em Santa Maria há cerca de 12 anos. Ela está no Centro de Referência desde novembro e é uma das responsáveis pela coleta dos exames RT-PCR no local, ou seja, está em contato diariamente com pessoas com a suspeita ou confirmação do coronavírus. Na tarde desta segunda-feira, ela disse "sim" ao convite feito pelo secretário municipal de Saúde Guilherme Ribas:
_ Como a gente ainda não tem um tratamento preventivo nem terapêutico para a Covid-19, eu acredito que a vacina vem para tentar amenizar um pouco os casos. Quando recebi esse convite, eu fiquei extremamente feliz e penso que foi um reconhecimento do meu trabalho _ conta a farmacêutica.
Já a santa-mariese Talissa é servidora municipal desde 2018, e também é responsável pelas coletas dos exames, tanto na parte interna, junto com Catrine, quanto externa, indo até a casa dos pacientes. Além de trabalhar no Centro de Referência, também é fiscal da UPA e Samu no município.
_ É um misto de sentimentos, é um alívio, são muitas coisas passando na nossa cabeça. Desde o início da pandemia, lidamos com muita coisa, perdendo pacientes, pessoas se contaminando, outras não se conscientizando. É uma fagulha de esperança no meio disso tudo _ comenta a enfermeira.
Com 5 milhões de profissionais de saúde, país não define quais deles receberão a vacina primeiro
Em meio a euforia e a alegria do início da imunização, Talissa também faz um pedido a população:
_ Que as pessoas não tenham medo de se vacinar, de ser "cobaia", como a gente tem lido por aí. Tudo isso está sendo feito para um bem comum _ completa.
Além delas, no mesmo dia, serão vacinados outros profissionais no mesmo local.